Provas sem palavras: uso de ilustrações geométricas na compreensão de ideias matemática
Este projeto de iniciação à docência, voltado ao pensamento geométrico, visa proporcionar ao público em geral – desde alunos do ensino básico aos estudantes da universidade – uma formação teórica e prática em ideias matemáticas, bem como no desenvolvimento de metodologias voltadas para o ensino dessa área. Para isso, abordaremos demonstrações visuais de ideias matemáticas com o intuito de motivá-los, além de introduzi-los aos princípios de uma demonstração formal em matemática, conectando os axiomas e as hipóteses por meio de deduções lógicas a fim de obter as teses dos teoremas ou, ainda, a visualização geométrica de identidades clássicas.
O projeto prevê atividades diversas executadas pelos alunos bolsistas, que incluem elaboração de materiais didáticos e físicos, como por exemplo, brinquedos — preferencialmente adaptados para pessoas com deficiência (PCDs), sempre que possível —, que possam ser usados para demonstrar essas ideias com geometria; divulgação em meios digitais; livros de atividades no GeoGebra; e a criação de propostas que, posteriormente, possam ser aplicadas a estudantes do ensino básico nas aulas de Matemática.
Coordenadora: Josefa Genyle do Nascimento Santana
Monitora: Luiza de Almeida Silva